sábado, 1 de maio de 2021

Cuidar de um animal de estimação é realmente um rito de passagem da infância. A emoção de nutrir outro ser - que rapidamente se torna um melhor amigo - é incomparável a qualquer outra coisa. A experiência cria memórias para toda a vida, e sempre nos lembramos do nosso primeiro animal de estimação.


Os especialistas dizem que o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo de uma criança pode ser incentivado pela interação com o animal de estimação da família.

Ter um animal de estimação ajuda as crianças a melhorar suas habilidades motoras e também apenas aumenta a atividade geral.

Na verdade, um estudo de 2010 mostrou que crianças na Inglaterra que tinham cachorro se exercitavam em média 11 minutos a mais por dia do que outras crianças que não tinham cachorro. Não parece muito, mas um pouco de exercício todos os dias pode ser muito benéfico para as crianças.

Você sabe como diz o ditado: "O cachorro é o melhor amigo do homem" - o que é verdade. Mas os animais de estimação também podem ajudar as pessoas a fazer novos amigos humanos.

Especialmente para as crianças, os animais de estimação podem ser um excelente catalisador para a socialização. As crianças são mais propensas a se aproximar e interagir com outra criança que está brincando com um animal, portanto, um animal de estimação pode ser a ponte entre uma criança menos sociável e outros companheiros de brincadeira em potencial.

Paulo Rebelo - Treino Canino com Crianças

“A posse de animais de estimação parece ser um fator significativo para facilitar a interação social e a formação de amizades dentro dos bairros”, escreveu a Dra. Lisa Wood, professora associada da University of Western Australia, em seu estudo recente via Harvard Health Publications. “Para os donos de animais de estimação, isso também se traduz em novas fontes de apoio social, tanto de natureza prática como emocional.”

E gatinhos e cachorros não são os únicos animais de estimação que podem ajudar as crianças a fazer amigos. O estudo de Wood mostrou que outros tipos de animais de estimação, incluindo coelhos e cobras, também podem ser catalisadores para fazer amigos e encontrar apoio social.


Emocional


De acordo com o Pet Health Council , as crianças que têm animais de estimação apresentam uma autoestima elevada.

“Crianças com baixa auto-estima podem conversar ou confiar em um animal de uma forma que não fariam com as pessoas”, relata o PHC. "Eles geralmente são mais confiantes em realizar tarefas que acham difícil com um animal simplesmente porque o animal não se importa se erros forem cometidos, nem a criança terá medo de parecer boba na frente do animal."

Faz sentido, certo? Um animal de estimação é basicamente uma fonte de amor incondicional que fornece apoio, mas nunca julga.

Além disso, crianças com animais de estimação tendem a ser mais capazes de demonstrar empatia por outras pessoas porque aprendem a cuidar de seus animais.


Cognitivo


Ter um cachorro pode realmente fazer uma criança se destacar na escola? De acordo com um estudo de 2011, sim.

O estudo feito com alunos da segunda série mostrou que aqueles que lêem em voz alta para um cachorro realmente fazem avanços maiores em sua habilidade de leitura do que seus colegas que lêem em voz alta para um adulto - possivelmente devido à capacidade do cão de ajudar a reduzir o estresse de uma criança fato de que um cão oferece suporte sem julgamentos.

Ter um animal de estimação também pode encorajar a criança a aprender mais sobre os animais em geral e, por sua vez, estimular o gosto pela pesquisa e pela ciência.

Adotar um animal de estimação é um compromisso enorme e não deve ser considerado levianamente, mas pode ser a melhor coisa que você poderia fazer pela experiência de infância de seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário