sábado, 24 de abril de 2021

O que é agressão ? Reatividade do cão vs. agressão do cão

Pontos chave

-A reatividade não é agressão, mas pode aumentar.


-A guarda de recursos pode envolver a proteção de pessoas, brinquedos, camas ou alimentos.


-Os especialistas em comportamento animal podem ajudar a resolver os problemas que causam a agressão.


-A agressão é um dos motivos mais comuns pelos quais os donos de animais procuram ajuda profissional para seus cães. Mas o que é agressão? A agressão é um comportamento hostil, prejudicial ou destrutivo em relação a um indivíduo, seja humano ou outro animal.


É importante determinar a causa da agressão para lidar apropriadamente com o problema em questão. A agressão em cães pode ser devido à proteção de território, recursos ou um membro da família; medo; frustração; impulso de presa; ou dor. Em todas essas situações, um cão pode ser empurrado longe demais e pode passar rapidamente de comportamentos reativos, medrosos ou defensivos para agressivos.

Comportamentos que às vezes levam à agressão


Reatividade: a reatividade é comumente confundida com agressão. Os cães que são reativos reagem de forma exagerada a certos estímulos ou situações. A genética, a falta de socialização , o treinamento insuficiente para aprender o autocontrole , uma experiência assustadora ou uma combinação desses fatores podem causar reatividade, e o medo costuma ser a força motriz.
Os cães reativos têm certos gatilhos, como homens com barbas ou chapéus, crianças pequenas ou situações em que o cão se sente preso em uma coleira . Se um cão reativo se aproxima de você, a melhor coisa que você pode fazer é dar espaço a ele. Não se aproxime na tentativa de cumprimentá-lo. Se você tem um cão reativo, trabalhar com um treinador para tentar técnicas de modificação de comportamento que abordem a causa pode prevenir o agravamento da agressão.
Lutar ou fugir: o medo é a causa mais comum de agressão. Normalmente, quando um cão está com medo e se sente ameaçado, ele opta por fugir de tudo o que o está assustando. Em situações em que um cão está preso ou encurralado e não pode fugir, ele pode lutar para se proteger. Cães medrosos não podem dar nenhum aviso além de sua linguagem corporal. As mordidas costumam ser rápidas e podem ocorrer quando a pessoa está saindo e está de costas.
Haveria menos mordidas se as pessoas entendessem que nosso comportamento , mesmo quando o consideramos amigável, pode parecer ameaçador para um cachorro. Por exemplo, quando nos inclinamos sobre um cachorro e estendemos a mão para acariciá-lo no topo da cabeça, ele pode se sentir ameaçado. Outra causa comum de medo em cães é a falta de socialização. Um cão que tem experiências positivas com diferentes tipos de pessoas, ruídos e lugares desde tenra idade tem menos probabilidade de sentir medo. Ensinar um filhote a relaxar ao ser manipulado também ajudará.
Proteção de recursos - os cães tendem a proteger as coisas que acreditam ter grande valor. Esses itens podem ser brinquedos, alimentos, ossos, áreas de dormir e até mesmo pessoas. Essa tendência vem do fato de que os cães descendem de ancestrais que eram selvagens e tiveram que proteger seus recursos para sobreviver.

Ensinar os cães a comportar-se como "deixar", "fora" e "colocar" ou "desligar" pode ajudar a conter esse comportamento. Outra boa maneira de lidar com a proteção de recursos é trocar com seu cão, trocando o objeto que ele está guardando por uma guloseima, ou ficar longe da tigela de comida quando o cão estiver comendo e jogar uma guloseima nela.
Reatividade com a coleira - os cães reativos com a coleira tendem a rosnar, latir e / ou avançar em direção a coisas que os deixam nervosos ou com medo. Esses gatilhos podem ser outros cães ou pessoas e podem ser específicos, como crianças, homens, pessoas com chapéus ou cães machos / fêmeas. Os cães que exibem esses comportamentos estão tentando evitar uma briga, fazendo com que a ameaça desapareça ou aumentando a distância entre eles e a ameaça.
Comportamentos que parecem agressão
Listados abaixo estão alguns dos comportamentos comumente confundidos com agressão:
Abocanhar/ Beliscões - Os cachorros interagem com o seu mundo através da boca. Quando os filhotes brincam com outros cães ou seus donos, eles podem se tornar tagarelas e beliscar com mais força do que deveriam. Essas beliscadas não vêm de um filhote que está sendo agressivo, mas de um que está superestimulado e precisa de uma pausa.

Brincadeira Bruta - Brincadeira de cachorro para cachorro é uma parte normal da interação canina. Brincar de cachorro é uma luta simulada. Os filhotes aprendem a fazer isso de maneira apropriada com seus colegas. As brincadeiras com os cães podem se tornar intensas, barulhentas e parecer agressivas, mas, desde que ambos os cães se divirtam e respeitem sua linguagem corporal , pode ser uma ótima atividade para socialização e exercícios.
Desconforto físico - um cão que está rosnando ou estalando repentinamente também pode estar doente ou com dor. “Se o comportamento for atípico e surgir inesperadamente, você pode levar seu cão ao veterinário para um exame para determinar se há uma causa médica.”

Sem comentários:

Enviar um comentário